Programa

8:45 - 9:30
Receção aos participantes


9:30 - 10:00
Sessão de Abertura

  • Presidente da ESE de Coimbra
  • Presidente da SPIEM
  • Comissão Organizadora EIEM 2018

10:00 - 11:15
Conferência Plenária
Revisitando a História da Educação Matemática - fundamentos, metodologias e temáticas

Conferencista: José Manuel Matos - Universidade Nova de Lisboa, Portugal


11:15 - 11:45
Coffee Break


11:45 - 13:15
Grupos de Discussão

GD1: Investigando a aula

C07 | Lucy Alcantara, Nélia Amado e Susana Carreira
Emoções de alunos com insucesso relativas ao contexto da aula de matemática: um estudo preliminar no ensino técnico.

C06 | Elvira Lázaro dos Santos e Leonor Santos
A prática de professores do 2.º ciclo para envolver os alunos na estratégia avaliativa reguladora, na sala de aula de matemática, com tecnologia.

C08 | Paula Rangel e Leonor Santos
A diferenciação pedagógica como estratégia de recuperação da aprendizagem da matemática.

GD2: A comunicação na aula de matemática

C10 | Angélica Araújo e António Borralho
A comunicação oral nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas de futuras professoras.

C14 | Cristina Costa e António Domingos
O questionamento investigativo na aula de matemática e na integração das STEM.

C13 | Célia Mestre
Explorar relações funcionais no 4.º ano de escolaridade: a importância das discussões coletivas.

GD3: O professor e a aula de matemática

C28 | Helena Rocha e Floriano Viseu
O ensino de funções no 3.º ciclo e no secundário: que diferenças?

C27 | Nuno Martins, Fernando Martins, Cecília Costa e Ricardo Silva
Desenvolvimento do modelo TPACK na formação inicial de professores.

C20 | Ana Paula Jahn
Análise de recursos digitais para as aulas de matemática: uma experiência com professores.

GD4: O aluno e a aula de matemática

C36 | Margarida Rodrigues, Lurdes Serrazina e Ana Caseiro
Estabelecendo relações numéricas: um estudo com alunos de 2.º ano.

C30 | Helena Gil Guerreiro, Cristina Morais, Lurdes Serrazina e João Pedro da Ponte
Múltiplas representações num percurso de aprendizagem dos números racionais.

C37 | Renata Carvalho e João Pedro da Ponte
Estratégias dos alunos no cálculo mental com percentagem.

C33 | Kelly Aguiar e João Pedro da Ponte
Compreensão da linguagem algébrica no 8.º ano de escolaridade.


13:15 - 14:30
Almoço


14:30 - 16:00
Grupos de Discussão

GD1: Investigando a aula

C02 | Ana Margarida Baioa e Susana Carreira
Tarefas de modelação matemática em contexto STEM: Um possível recurso para a aula de matemática.

C05 | Elisa Martins e Marcus Vinicius Basso
Uma aula de combinatória na escola primária: usando objeto digital de aprendizagem.

C39 | Belmira Mota e Rosa Antónia Tomás Ferreira
Recursos promotores da compreensão relacional do principio fundamental da contagem.

GD2: A comunicação na aula de matemática

C11 | Cátia Rodrigues, Luís Menezes e João Pedro da Ponte
Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores.

C12 | Cátia Prata e Ana Boavida
Preparar e conduzir discussões coletivas no 2.º ano de escolaridade: práticas e desafios.

C40 | Cristina Martins e António Guerreiro
Questionar a aprendizagem e para a aprendizagem.

GD3: O professor e a aula de matemática

C21 | Ana Santiago
Planos de aula na formação de professores à luz da reforma de 1936.

C19 | Ana Caseiro, Ricardo Machado e Tiago Tempera
A (re)construção do conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores dos primeiros anos.

C23 | Leonor Santos, Hélia Oliveira, João Pedro da Ponte e Ana Henriques
Tarefas desafiantes em matemática e o trabalho autónomo dos alunos: práticas e desafios do professor.

GD4: O aluno e a aula de matemática

C31 | Conceição Costa, José Manuel Matos, Eliane Charneca e Marisa Nascimento
A interpretação de relações espaciais por crianças de 2 e 5 anos.

C32 | Joana Conceição e Margarida Rodrigues
Estruturação espacial nos primeiros anos.

C34 | Lina Brunheira e João Pedro da Ponte
Processos de raciocínio espacial numa tarefa de investigação com poliedros e materiais manipuláveis.


16:00 - 16:30
Apresentação de pósteres

  • P04 | João Pedro Correia
    LabMath: “Hands-on activities” Mãos à obra!
  • P06 | Sandra Carvalho
    Explorando a circunferência com o Geogebra.
  • P11 | Teresa Pimentel
    Um projeto interdisciplinar no ensino secundário: estudo da salinidade no estuário do rio Lima.
  • P09 | Ana Barbosa e Isabel Vale
    As dobragens para comunicar matemática de forma ativa.
  • P10 | Marisa Gregório e Hélia Oliveira
    As justificações matemáticas de alunos do 2.º ciclo no estudo da desigualdade triangular.
  • P12 | Armando Gonçalves e Márcio Nascimento
    Despertar a curiosidade pela matemática.
  • P01 | Maria de Oliveira Araman
    Conhecimento tecnológico-pedagógico do conteúdo: perspetivas de formação para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.
  • P03 | Isabel Vale e Ana Barbosa
    Estratégias para promover uma aprendizagem ativa da matemática.
  • P02 | Hélder Martins e António Domingos
    Utilização de Cálculo Algébrico Simbólico (CAS) na aprendizagem de matemática com alunos do ensino secundário.
  • P08 | Marisa Dias e Conceição Costa
    Veículo para aprender a questionar: cartões de questões em ambiente de aprendizagem sobre tabelas e gráficos.

16:30 - 17:00
Coffee break


17:00 - 19:00
Painel Plenário

Investigando a aula de Matemática.

Moderadora: Ana Santiago - ESE Coimbra

Intervenientes:

  • Luís Menezes - ESE Viseu
  • Marisa Quaresma - IE
  • Joana Castro - ESE Lisboa

19:00 - 20:00
Assembleia Geral da SPIEM


20:00
Jantar - Restaurante 39



8:45 - 09:45

  • Investigando en el aula de matemáticas com los maestros en formación
    Conferencista: Alexander Maz-Machado - Universidade de Córdoba, Espanha

9:45 - 11:15

Grupos de Discussão

GD1: Investigando a aula]

  • C01 | Alexandra Rodrigues e José Manuel Matos
    Uma iconografia da matemática na aula.
  • C03 | Carmen León-Mantero, Alexander Maz-Machado, Maria José Madrid, David Guitérrez-Rubio, Noelia Jiménez-Fanjul e Ana Santiago
    Círculo y circunferencia en los libros de texto españoles del siglo XVIII: métodos de resolución y estrategias didáticas.

GD2: A comunicação na aula de matemática

  • C16 | Letícia Gabriela Martins  e Maria Helena Martinho
    Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático.
  • C17 | Micaela Martins
    O impacto do questionamento do professor estagiário de matemática nos alunos.
  • C15 | Joana Mata Pereira e João Pedro da Ponte
    Promover a generalização na sala de aula: ações do professor nos momentos de discussão coletiva.

GD3: O professor e a aula de matemática

  • C22 | André Luís Trevisan e Alessandro Jacques Ribeiro
    A sala de aula de matemática como espaço de aprendizagem profissional: investigando na e a partir da prática letiva de duas professoras.
  • C25 | Márcia Aguiar, Alessandro Jacques Ribeiro e João Pedro da Ponte
    Conhecimentos matemáticos e didáticos de professores acerca de padrões e regularidades: reflexões a partir de uma experiência de formação contínua a partir da prática da sala de aula.
  • C26 | Marisa Quaresma e João Pedro da Ponte
    Colaboração entre professores do 1.º ciclo num estudo de aula em Matemática.
  • C04 | Cristina Loureiro, Cristina Morais e Helena Gil Guerreiro
    Pensar a cultura de sala de aula em matemática com recurso a vídeos espontâneos.

GD4: O aluno e a aula de matemática

  • C35 | Manuela Subtil e António Domingos
    A mediação semiótica com a calculadora gráfica na construção do conceito de função.
  • C29 | Catarina Cruz, Armando Gonçalves, Ana Santiago, Fernando Martins e Nuno Martins
    O uso do Geogebra na construção e compreensão de múltiplas definições de um mesmo quadrilátero.
  • C38 | Jorge Veloso
    Aprendizagem do cálculo para economistas - caraterização de conceitos.

11:15 - 11:45
Coffee Break


11:45 - 13:00
Conferência Plenária

Investigando números fracionários para desenvolver as ideias de estudantes de 7 anos: Um projeto colaborativo de pesquisadores e professores

Conferencista: Arthur Belford Powell, Universidade de Rutgers - Newark, EUA


13:00 - 13:15
Sessão de Encerramento