Programa
8:45 - 9:30
Receção aos participantes
9:30 - 10:00
Sessão de Abertura
- Presidente da ESE de Coimbra
- Presidente da SPIEM
- Comissão Organizadora EIEM 2018
10:00 - 11:15
Conferência Plenária
Revisitando a História da Educação Matemática - fundamentos,
metodologias e temáticas
Conferencista: José Manuel Matos - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
11:15 - 11:45
Coffee Break
11:45 - 13:15
Grupos de Discussão
GD1: Investigando a aula
C07 | Lucy Alcantara, Nélia Amado e Susana
Carreira
Emoções de alunos com insucesso relativas ao contexto da aula de matemática:
um estudo preliminar no ensino técnico.
C06 | Elvira Lázaro dos Santos e Leonor
Santos
A prática de professores do 2.º ciclo para envolver os alunos na estratégia
avaliativa reguladora, na sala de aula de
matemática, com tecnologia.
C08 | Paula Rangel e Leonor Santos
A diferenciação pedagógica como estratégia de recuperação da aprendizagem da
matemática.
GD2: A comunicação na aula de matemática
C10 | Angélica Araújo e António Borralho
A comunicação oral nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino
fundamental: perspectivas de futuras professoras.
C14 | Cristina Costa e António Domingos
O questionamento investigativo na aula de matemática e na integração das
STEM.
C13 | Célia Mestre
Explorar relações funcionais no 4.º ano de escolaridade: a importância das
discussões coletivas.
GD3: O professor e a aula de matemática
C28 | Helena Rocha e Floriano Viseu
O ensino de funções no 3.º ciclo e no secundário: que diferenças?
C27 | Nuno Martins, Fernando Martins, Cecília Costa e
Ricardo Silva
Desenvolvimento do modelo TPACK na formação inicial de professores.
C20 | Ana Paula Jahn
Análise de recursos digitais para as aulas de matemática: uma experiência
com professores.
GD4: O aluno e a aula de matemática
C36 | Margarida Rodrigues, Lurdes Serrazina e Ana
Caseiro
Estabelecendo relações numéricas: um estudo com alunos de 2.º ano.
C30 | Helena Gil Guerreiro, Cristina Morais, Lurdes
Serrazina e João Pedro da Ponte
Múltiplas representações num percurso de aprendizagem dos números racionais.
C37 | Renata Carvalho e João Pedro da Ponte
Estratégias dos alunos no cálculo mental com percentagem.
C33 | Kelly Aguiar e João Pedro da Ponte
Compreensão da linguagem algébrica no 8.º ano de escolaridade.
13:15 - 14:30
Almoço
14:30 - 16:00
Grupos de Discussão
GD1: Investigando a aula
C02 | Ana Margarida Baioa e Susana Carreira
Tarefas de modelação matemática em contexto STEM: Um possível recurso para a
aula de matemática.
C05 | Elisa Martins e Marcus Vinicius Basso
Uma aula de combinatória na escola primária: usando objeto digital de
aprendizagem.
C39 | Belmira Mota e Rosa Antónia Tomás
Ferreira
Recursos promotores da compreensão relacional do principio fundamental da
contagem.
GD2: A comunicação na aula de matemática
C11 | Cátia Rodrigues, Luís Menezes e João Pedro da
Ponte
Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três
professores.
C12 | Cátia Prata e Ana Boavida
Preparar e conduzir discussões coletivas no 2.º ano de escolaridade:
práticas e desafios.
C40 | Cristina Martins e António Guerreiro
Questionar a aprendizagem e para a aprendizagem.
GD3: O professor e a aula de matemática
C21 | Ana Santiago
Planos de aula na formação de professores à luz da reforma de 1936.
C19 | Ana Caseiro, Ricardo Machado e Tiago
Tempera
A (re)construção do conhecimento estatístico: um estudo com futuros
professores dos primeiros anos.
C23 | Leonor Santos, Hélia Oliveira, João Pedro da
Ponte e Ana Henriques
Tarefas desafiantes em matemática e o trabalho autónomo dos alunos: práticas
e desafios do professor.
GD4: O aluno e a aula de matemática
C31 | Conceição Costa, José Manuel Matos, Eliane
Charneca e Marisa Nascimento
A interpretação de relações espaciais por crianças de 2 e 5 anos.
C32 | Joana Conceição e Margarida Rodrigues
Estruturação espacial nos primeiros anos.
C34 | Lina Brunheira e João Pedro da Ponte
Processos de raciocínio espacial numa tarefa de investigação com poliedros e
materiais manipuláveis.
16:00 - 16:30
Apresentação de pósteres
- P04 | João Pedro Correia
LabMath: “Hands-on activities” Mãos à obra! - P06 | Sandra Carvalho
Explorando a circunferência com o Geogebra. - P11 | Teresa Pimentel
Um projeto interdisciplinar no ensino secundário: estudo da salinidade no estuário do rio Lima. - P09 | Ana Barbosa e Isabel Vale
As dobragens para comunicar matemática de forma ativa. - P10 | Marisa Gregório e Hélia Oliveira
As justificações matemáticas de alunos do 2.º ciclo no estudo da desigualdade triangular. - P12 | Armando Gonçalves e Márcio Nascimento
Despertar a curiosidade pela matemática. - P01 | Maria de Oliveira Araman
Conhecimento tecnológico-pedagógico do conteúdo: perspetivas de formação para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. - P03 | Isabel Vale e Ana Barbosa
Estratégias para promover uma aprendizagem ativa da matemática. - P02 | Hélder Martins e António Domingos
Utilização de Cálculo Algébrico Simbólico (CAS) na aprendizagem de matemática com alunos do ensino secundário. - P08 | Marisa Dias e Conceição Costa
Veículo para aprender a questionar: cartões de questões em ambiente de aprendizagem sobre tabelas e gráficos.
16:30 - 17:00
Coffee break
17:00 - 19:00
Painel Plenário
Investigando a aula de Matemática.
Moderadora: Ana Santiago - ESE Coimbra
Intervenientes:
- Luís Menezes - ESE Viseu
- Marisa Quaresma - IE
- Joana Castro - ESE Lisboa
19:00 - 20:00
Assembleia Geral da SPIEM
20:00
Jantar - Restaurante 39
8:45 - 09:45
- Investigando en el aula de matemáticas com los maestros en
formación
Conferencista: Alexander Maz-Machado - Universidade de Córdoba, Espanha
9:45 - 11:15
Grupos de Discussão
GD1: Investigando a aula]
- C01 | Alexandra Rodrigues e José Manuel Matos
Uma iconografia da matemática na aula. - C03 | Carmen León-Mantero, Alexander Maz-Machado, Maria José
Madrid, David Guitérrez-Rubio, Noelia
Jiménez-Fanjul e Ana Santiago
Círculo y circunferencia en los libros de texto españoles del siglo XVIII: métodos de resolución y estrategias didáticas.
GD2: A comunicação na aula de matemática
- C16 | Letícia Gabriela Martins e Maria Helena
Martinho
Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático. - C17 | Micaela Martins
O impacto do questionamento do professor estagiário de matemática nos alunos. - C15 | Joana Mata Pereira e João Pedro da Ponte
Promover a generalização na sala de aula: ações do professor nos momentos de discussão coletiva.
GD3: O professor e a aula de matemática
- C22 | André Luís Trevisan e Alessandro Jacques
Ribeiro
A sala de aula de matemática como espaço de aprendizagem profissional: investigando na e a partir da prática letiva de duas professoras. - C25 | Márcia Aguiar, Alessandro Jacques Ribeiro e João Pedro da
Ponte
Conhecimentos matemáticos e didáticos de professores acerca de padrões e regularidades: reflexões a partir de uma experiência de formação contínua a partir da prática da sala de aula. - C26 | Marisa Quaresma e João Pedro da Ponte
Colaboração entre professores do 1.º ciclo num estudo de aula em Matemática. - C04 | Cristina Loureiro, Cristina Morais e Helena Gil
Guerreiro
Pensar a cultura de sala de aula em matemática com recurso a vídeos espontâneos.
GD4: O aluno e a aula de matemática
- C35 | Manuela Subtil e António Domingos
A mediação semiótica com a calculadora gráfica na construção do conceito de função. - C29 | Catarina Cruz, Armando Gonçalves, Ana Santiago, Fernando
Martins e Nuno Martins
O uso do Geogebra na construção e compreensão de múltiplas definições de um mesmo quadrilátero. - C38 | Jorge Veloso
Aprendizagem do cálculo para economistas - caraterização de conceitos.
11:15 - 11:45
Coffee Break
11:45 - 13:00
Conferência Plenária
Investigando números fracionários para desenvolver as ideias de estudantes de 7 anos: Um projeto colaborativo de pesquisadores e professores
Conferencista: Arthur Belford Powell, Universidade de Rutgers - Newark, EUA
13:00 - 13:15
Sessão de Encerramento