Sessões Plenárias

Conferência plenária

Paul Cobb, Vanderbilt University, Nashville, Tennessee

Paul Cobb's work focuses on improving the quality of mathematics teaching and student learning on a large scale, and on issues of equity in students’ access to significant mathematical ideas.  He is currently involved in a project that is developing practical measure of key aspects of high quality mathematics and investigating their use as levers for as well as measures of instructional improvement. He is an member of the National Academy of Education, and was the second recipient of Hans Freudenthal Medal for research in mathematics education from the International Commission on Mathematics Instruction.


 

Conferência Plenária

Revisitando a História da Educação Matemática — fundamentos, metodologias e temáticas

José Manuel Matos, Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Iniciou a sua carreira na Escola do Magistério de Beja e durante alguns anos foi professor de matemática do ensino secundário. Concluiu o mestrado na Universidade de Boston em 1985 e o doutoramento na Universidade da Geórgia em 1999, ambos na área de Educação Matemática e durante vinte anos lecionou na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa onde é atualmente professor auxiliar aposentado. Desempenhou diversos cargos na Associação de Professores de Matemática, na Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e na Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. Foi editor da primeira revista de investigação portuguesa em Educação Matemática. Até ao momento orientou 17 dissertações de doutoramento. Integrou equipas de investigação centradas na aprendizagem da matemática, na cultura da aula de matemática, no sucesso escolar e em estudos de carácter histórico e é autor e editor de diversos livros sobre estes temas.