Programa

Sábado, 17 de novembro de 2018

08:45 - 9:30 Receção aos participantes

09:30 - 10:00 Sessão de Abertura

  • Presidente da ESE de Coimbra, Presidente de SPIEM, Comissão Organizadora EIEM2018

10:00 - 11:15 Conferência Plenária

  • Revisitando a História da Educação Matemática - fundamentos, metodologias e temáticas
    Conferencista: José Manuel Matos - Universidade Nova de Lisboa, Portugal

11:15 - 11:45 Coffee break


11:45 - 13:15 Grupos de discussão

GD1: Investigando a aula

  • C07 | Lucy Alcantara, Nélia Amado e Susana Carreira
    Emoções de alunos com insucesso relativas ao contexto da aula de matemática: um estudo preliminar no ensino técnico.
  • C06 | Elvira Lázaro dos Santos e Leonor Santos
    A prática de professores do 2.º ciclo para envolver os alunos na estratégia avaliativa reguladora, na sala de aula de matemática, com tecnologia.
  • C08 | Paula Rangel e Leonor Santos
    A diferenciação pedagógica como estratégia de recuperação da aprendizagem da matemática.

GD2: A comunicação na aula de matemática

  • C10 | Angélica Araújo e António Borralho
    A comunicação oral nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas de futuras professoras.
  • C14 | Cristina Costa e António Domingos
    O questionamento investigativo na aula de matemática e na integração das STEM.
  • C13 | Célia Mestre
    Explorar relações funcionais no 4.º ano de escolaridade: a importância das discussões coletivas.

GD3: O professor e a aula de matemática

  • C28 | Helena Rocha e Floriano Viseu
    O ensino de funções no 3.º ciclo e no secundário: que diferenças?
  • C27 | Nuno Martins, Fernando Martins, Cecília Costa e Ricardo Silva
    Desenvolvimento do modelo TPACK na formação inicial de professores.
  • C20 | Ana Paula Jahn
    Análise de recursos digitais para as aulas de matemática: uma experiência com professores.

GD4: O aluno e a aula de matemática

  • C36 | Margarida Rodrigues, Lurdes Serrazina e Ana Caseiro
    Estabelecendo relações numéricas: um estudo com alunos de 2.º ano.
  • C30 | Helena Gil Guerreiro, Cristina Morais, Lurdes Serrazina e João Pedro da Ponte
    Múltiplas representações num percurso de aprendizagem dos números racionais.
  • C37 | Renata Carvalho e João Pedro da Ponte
    Estratégias dos alunos no cálculo mental com percentagem.
  • C33 | Kelly Aguiar e João Pedro da Ponte
    Compreensão da linguagem algébrica no 8.º ano de escolaridade.

13:15 - 14:30 Almoço


14:30 - 16:00 Grupos de discussão

GD1: Investigando a aula

  • C02 | Ana Margarida Baioa e Susana Carreira
    Tarefas de modelação matemática em contexto STEM: Um possível recurso para a aula de matemática.
  • C05 | Elisa Martins e Marcus Vinicius Basso
    Uma aula de combinatória na escola primária: usando objeto digital de aprendizagem.
  • C39 | Belmira Mota e Rosa Antónia Tomás Ferreira
    Recursos promotores da compreensão relacional do principio fundamental da contagem.

GD2: A comunicação na aula de matemática

  • C11 | Cátia Rodrigues, Luís Menezes e João Pedro da Ponte
    Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores.
  • C12 | Cátia Prata e Ana Boavida
    Preparar e conduzir discussões coletivas no 2.º ano de escolaridade: práticas e desafios.
  • C40 | Cristina Martins e António Guerreiro
    Questionar a aprendizagem e para a aprendizagem.

GD3: O professor e a aula de matemática

  • C21 | Ana Santiago
    Planos de aula na formação de professores à luz da reforma de 1936.
  • C19 | Ana Caseiro, Ricardo Machado e Tiago Tempera
    A (re)construção do conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores dos primeiros anos.
  • C23 | Leonor Santos, Hélia Oliveira, João Pedro da Ponte e Ana Henriques
    Tarefas desafiantes em matemática e o trabalho autónomo dos alunos: práticas e desafios do professor.

GD4: O aluno e a aula de matemática

  • C31 | Conceição Costa, José Manuel Matos, Eliane Charneca e Marisa Nascimento
    A interpretação de relações espaciais por crianças de 2 e 5 anos.
  • C32 | Joana Conceição e Margarida Rodrigues
    Estruturação espacial nos primeiros anos.
  • C34 | Lina Brunheira e João Pedro da Ponte
    Processos de raciocínio espacial numa tarefa de investigação com poliedros e materiais manipuláveis.

16:00 - 16:30 Apresentação de pósteres

  • P04 | João Pedro Correia
    LabMath: “Hands-on activities” Mãos à obra!
  • P06 | Sandra Carvalho
    Explorando a circunferência com o Geogebra.
  • P11 | Teresa Pimentel
    Um projeto interdisciplinar no ensino secundário: estudo da salinidade no estuário do rio Lima.
  • P09 | Ana Barbosa e Isabel Vale
    As dobragens para comunicar matemática de forma ativa.
  • P10 | Marisa Gregório e Hélia Oliveira
    As justificações matemáticas de alunos do 2.º ciclo no estudo da desigualdade triangular.
  • P12 | Armando Gonçalves e Márcio Nascimento
    Despertar a curiosidade pela matemática.
  • P01 | Maria de Oliveira Araman
    Conhecimento tecnológico-pedagógico do conteúdo: perspetivas de formação para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.
  • P03 | Isabel Vale e Ana Barbosa
    Estratégias para promover uma aprendizagem ativa da matemática.
  • P02 | Hélder Martins e António Domingos
    Utilização de Cálculo Algébrico Simbólico (CAS) na aprendizagem de matemática com alunos do ensino secundário.
  • P08 | Marisa Dias e Conceição Costa
    Veículo para aprender a questionar: cartões de questões em ambiente de aprendizagem sobre tabelas e gráficos.

16:30 - 17:00 Coffee break


17:00 - 19:00 Painel Plenário

  • Investigando a aula de Matemática.
    Moderadora: Ana Santiago - ESE Coimbra
    Intervenientes: Luís Menezes - ESE Viseu | Marisa Quaresma - IE | Joana Castro - ESE Lisboa

19:00 - 20:00 Assembleia Geral da SPIEM


20:00  Jantar | Restaurante 39


 

Domingo, 18 de novembro de 2018

08:45 - 09:45 Conferência Plenária

  • Investigando en el aula de matemáticas com los maestros en formación
    Conferencista: Alexander Maz-Machado – Universidade de Córdoba, Espanha

09:45 - 11:15 Grupos de discussão

GD1: Investigando a aula

  • C01 | Alexandra Rodrigues e José Manuel Matos
    Uma iconografia da matemática na aula.
  • C03 | Carmen León-Mantero, Alexander Maz-Machado, Maria José Madrid, David Guitérrez-Rubio, Noelia Jiménez-Fanjul e Ana Santiago
    Círculo y circunferencia en los libros de texto españoles del siglo XVIII: métodos de resolución y estrategias didáticas.

GD2: A comunicação na aula de matemática

  • C16 | Letícia Gabriela Martins  e Maria Helena Martinho
    Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático.
  • C17 | Micaela Martins
    O impacto do questionamento do professor estagiário de matemática nos alunos.
  • C15 | Joana Mata Pereira e João Pedro da Ponte
    Promover a generalização na sala de aula: ações do professor nos momentos de discussão coletiva.

GD3: O professor e a aula de matemática

  • C22 | André Luís Trevisan e Alessandro Jacques Ribeiro
    A sala de aula de matemática como espaço de aprendizagem profissional: investigando na e a partir da prática letiva de duas professoras.
  • C25 | Márcia Aguiar, Alessandro Jacques Ribeiro e João Pedro da Ponte
    Conhecimentos matemáticos e didáticos de professores acerca de padrões e regularidades: reflexões a partir de uma experiência de formação contínua a partir da prática da sala de aula.
  • C26 | Marisa Quaresma e João Pedro da Ponte
    Colaboração entre professores do 1.º ciclo num estudo de aula em Matemática.
  • C04 | Cristina Loureiro, Cristina Morais e Helena Gil Guerreiro
    Pensar a cultura de sala de aula em matemática com recurso a vídeos espontâneos.

GD4: O aluno e a aula de matemática

  • C35 | Manuela Subtil e António Domingos
    A mediação semiótica com a calculadora gráfica na construção do conceito de função.
  • C29 | Catarina Cruz, Armando Gonçalves, Ana Santiago, Fernando Martins e Nuno Martins
    O uso do Geogebra na construção e compreensão de múltiplas definições de um mesmo quadrilátero.
  • C38 | Jorge Veloso
    Aprendizagem do cálculo para economistas - caraterização de conceitos.

11:15 - 11:45 Coffee break


11:45 - 13:00 Conferência Plenária

  • Investigando números fracionários para desenvolver as ideias de estudantes de 7 anos: Um projeto colaborativo de pesquisadores e professores
    Conferencista: Arthur Belford Powell, Universidade de Rutgers – Newark, EUA

13:00 - 13:15 Sessão de Encerramento